Vereador do PMDB Ijuí-RS

Um mandato peemedebista para a comunidade de Ijuí -RS

segunda-feira, 14 de março de 2011

Vereador reforça importância de investir na acuidade visual dos estudantes

O vereador Daniel Perondi (PMDB) esteve reunido hoje com o prefeito Fioravante Ballin para reforçar a importância do anteprojeto que protocolou o ano passado na Câmara de Vereadores da acuidade visual.  A proposta beneficia estudantes da rede pública incluindo os pré-escolares, que podem receber óculos de grau de graça. De acordo com o vereador a medida é necessária para diminuir os índices de reprovação e evasão escolar. Ele alerta ainda que neste ano, a emenda constitucional número 59 vai oferecer educação pré-escolar com idade a partir de 4 anos. “Então é necessário que a criança enxergue e tenha a sua acuidade visual corrigida com um óculos correto o mais cedo possível para garantir seu bom desenvolvimento escolar”, defende.
Dados da Agência Nacional da Saúde Complementar mostram que o SUS faz 8 milhões de exames oftalmológicos por ano. Resultado: a fila de espera pela consulta é grande e muitas pessoas desistem do atendimento médico. Para acabar com essa fila, o vereador sugere uma avaliação dos estudantes na escola. "Deveríamos ter uma triagem prévia feita pela própria professora na sala de aula para que a gente tenha com mais precisão o número de crianças que realmente vão precisar de óculos”, afirmou. Em âmbito nacional, proposta semelhante foi enviada ao Ministério da Saúde.
Problemas de visão estão por trás de muitos casos de déficit de aprendizagem. Mas é possível identificar os sinais de problemas oculares entre crianças. Lacrimejamentos, irritação nos olhos, queixas de dor de cabeça com freqüência e tonturas são sintomas de distorção ocular. Segundo a Associação Brasileira Indústria Ótica, durante a infância, 75% das alterações oculares são decorrência dos vícios de refração, ou seja, dificuldade de enxergar de longe e visão distorcida para perto e longe.
Ao final do encontro, o prefeito comprometeu-se em se reunir com o secretário de Educação, Eleandro Lizot e com o secretário de Saúde, Claudiomiro Pezzetta, para fazer uma análise do anteprojeto com a possibilidade de apresentá-lo como projeto dentro dos próximos 90 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário