Vereador do PMDB Ijuí-RS

Um mandato peemedebista para a comunidade de Ijuí -RS

sexta-feira, 18 de março de 2011

Discurso de homenagem ao São Luiz

Muita gente me perguntou sobre o discurso de homenagem ao São Luiz. Sei que a fase não é boa, mas não está morto quem peleia. Se o tima lutar com garra, conseguirá se manter entre os grandes. Aqui o texto, feito depois de muita pesquisa. 


Boa noite, a todos os presentes,

Quero começar essa homenagem ao Esporte Clube São Luiz destacando os homens que atualmente trabalham para manter viva a força do futebol ijuiense. Quero sublinhar nomes como Sadi Pereira – Presidente
Vilson Emílio Hepp - 1º Vice-presidente
João Carlos Bevilaqua - 2º Vice-presidente
Sídio K. Felten Filho – vice-presidente de futebol
Delmar Blatt - diretor de futebol
Erlo Endruweit - vice-presidente de marketing
Rogério Hansen - diretor de marketing
Dilson Vicente Lena - Vice-presidente administrativo
Delmar Luís Leviske - Vice-presidente jurídico
Álvaro José Ruwer - Vice-presidente de patrimônio
Pedro Pittol - Diretor de Patrimônio
Marcos Treter - Vice-presidente financeiro
Antônio de Almeida - Diretor financeiro
Arlindo Treter - Assessor de Futebol
Ricardo Miron - presidente do Conselho Deliberativo
Parabéns a todos esses homens que se dedicam ao futebol e ao São Luiz.

Quero também aproveitar esse momento para lembrar a história do glorioso Esporte Clube São Luiz, que foi fundado em 20 de fevereiro de 1938. Os primórdios em uma aula noturna do professor Angelino Alves dos Santos que funcionava no antigo Salão São Luiz, da Paróquia Natividade. O nome ficou em homenagem a esse santo considerado protetor da mocidade. O 1º presidente, na eleição que aconteceu dia 3 de março de 1939 foi Wilmarino Fonseca. O primeiro jogo do São Luiz registrado pela imprensa aconteceu no dia 7 de agosto com uma vitória contra o Gaúcho, da Linha 8 Leste. Em 1940, o São Luiz foi pela primeira vez campeão da cidade. Em 1944, o maior título da época do amadorismo, vice-campeão da Serra.

Desde a sua fundação, o São Luiz sempre utilizou o campo do 19 de Outrubro. Em 1960, o então prefeito, Beno Orlando Burmann, ex-presidente do São Luiz, encaminhou à Câmara projeto de lei propondo a doação do Estádio, também conhecido como Estádio da Baixada ao Esporte Clube São Luiz. Em sessão da Câmara realizada em 7 de junho foi aprovado. A lei nº 636 foi sancionada dia 20 de junho, assegurando a doação daquele bem público.

A partir daí inicia-se a fase profissional do clube ijuiense. Em 1952, o São Luiz subiu para a 2ª Divisão de Profissionais e em 1961, para a 1ª Divisão. Em 1959, iniciou-se uma movimentação pela construção de um estádio. Na época, foi oferecido ao clube pelos irmãos Antonio e Tarquineo Burtet uma área de 19,5 mil metros. Mas foi definida a construção na área da baixada. Em 1960, a obra iniciou com o levantamento dos muros.

Meu tio, Emídio Odósio, depois de participar de diversas diretorias, foi eleito presidente do clube em 1963. No período, as obras do estádio, ganharam impulso. Em 1975/76 voltou a dirigir o São Luiz e permaneceu 78/79. Meu pai, também foi presidente no período de 1993 a 1996 (confirmar). Ele investiu na reforma da parte elétrica e melhorou a sede administrativa.

A Era de Ouro do time foi entre 1974 e 76, quando participou da divisão especial.  Em 1974, foi instalado no estádio o sistema de iluminação. Trabalho de melhoria no patrimônio do clube foi feito pelo secretário municipal de energia Nilo Bonfanti. Em março desse mesmo ano, o clube conquistou um título internacional campeão da Copa dos Gaúchos com a vitória de 1 a 0 sobre o Liverpool em Ijuí. Em 1975, foi campeão da Copa Pedro Carneiro Pereira e obteve o quinto lugar no Gauchão. A grande campanha repercutiu na grande imprensa. Uma matéria de quatro páginas na revista especializada em futebol Placar sintetiza esse momento, descrevendo o São Luiz como o time mais rico e promissor do interior do Estado, financiado pelo dinheiro da soja. Um orgulho para toda a comunidade, durante a presidência do meu tio Emídio, período em que ele era também prefeito do município.

Depois da fase áurea, em 1977, São Luiz se licencia da Federação Gaúcha de Futebol. Foram nove anos de retrocesso. Com o Movimento de Retomada do Desenvolvimento, o clube ganha novo impulso. Em 1986, a tão esperada volta ao futebol profissional. Com a conquista do título da 2a divisão em 1990, volta ao Gauchão em 1991. Nesse ano, eliminou o Grêmio na Copa do Governador do Estado, perdendo o título no Beira-Rio por 2X0. Também em 91, outro momento memorável, disputou um amistoso coma Seleção Brasileira e arrancou heroico empate 0 a 0. Em 95, novamente faz bela campanha e em 97, conquista a Copa Galego.

Neste ano, o São Luiz completou 73 anos de história. Ele é o único representante do Noroeste na elite do futebol gaúcho. É o momento de homenagear a diretoria que luta para manter vivo o futebol profissional na cidade e tenta atualmente viabilizar a construção de um novo estádio, quitar dívidas trabalhistas e renovar a cada ano o plantel dos seus atletas com a meta de tornar o clube da cidade cada vez mais competitivo e capaz de façanhas cada vez maiores no esporte preferido não só do ijuiense, mas de todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário