Vereador do PMDB Ijuí-RS

Um mandato peemedebista para a comunidade de Ijuí -RS

sexta-feira, 18 de março de 2011

Perondi conhece as reivindicações dos produtores do interior

 
O vereador Daniel Perondi (PMDB) participou ontem à noite de uma importante reunião com  moradores do Rincão dos Fabrin e Barreiro na casa do produtor Domingo Dallabrida. O grupo formado por 20 pequenos produtores fazem parte da Associação de Agricultores Rincão da Alvorada. Eles lutam para viabilizar através de uma emenda parlamentar a compra de maquinários agrícolas. "Precisamos de apoio para dar impulso às nossas propriedades e melhorar a nossa renda. Nossa meta e criar uma agroindústria", explicou Nedi Ceratti. "Até hoje nunca conseguimos a cedência de máquinas no regime de patrulha agrícola da Prefeitura", lamenta.
Na reunião, a polêmica aprovação do novo código florestal foi um dos assuntos abordados. O vereador explicou alguns pontos da nova legislação e reforçou a necessidade de mobilização para garantir que a lei mude garantindo que não se puna os pequenos produtores. "O grande dá discurso, mas ele não é afetado por que drenou as sangas. Isso foi feito com financiamento do Banco do Brasil em 1998 em Ijuí", relembra o produtor João Carlos Ceratti. "Nossa classe está desorganizada. No passado fizemos grandes mobilizações. Hoje em dia, poucos agricultores protestam", acrescentou. A exigência do BB a partir de junho de averbação para concessão de financiamento do Pronaf foi lembrada. "Eles vão pegar os pequenos no Pronaf. Agora a chuva ajudou, mas certamente nós não resistimos se vier dois anos de quebras na safra", argumentou Geoni Bressan. 
O grupo aproveitou a presença do vereador para denunciar a falta de apoio do Executivo. O maior problema continua sendo as estradas em péssimas condições. "Nosso filho precisa caminhar 2 quilômetros todas as manhãs até um entroncamento para pegar o ônibus. Isso as 5h da manhã", denunciou a mãe do Gabriel, Eliana Dolovitsch. "O ônibus não consegue chegar até a nossa casa, pois a estrada é muito estreita", explica. 
Daniel ouviu as reivindicações e se comprometeu em buscar apoio ao projeto da associação. Ele aproveitou para agradecer as orações dos moradores, que se solidarizaram a sua família, assim que souberam do acidente de moto que sofreu no ano passado. "É bom saber que posso contar com o carinho de velhos amigos", agradeceu Daniel Perondi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário