Vereador do PMDB Ijuí-RS

Um mandato peemedebista para a comunidade de Ijuí -RS

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Perondi participa de audiência na Corsan em Porto Alegre


O vereador Daniel Perondi PMDB esteve em Porto Alegre quinta-feira e participou de uma audiência na Presidência da Corsan com o superintendente de Relações Institucionais, o engenheiro André Finamor e a assessora da Presidência, Alessandra Santos. A pauta do encontro foi a renovação do contrato ou não com a Corsan, a proposta do Executivo de Ijuí de criação do Departamento Municipal de Saneamento de Ijuí (Demasi) e da gestão compartilhada da gestão do Saneamento entre município e Corsan.
De acordo com o vereador, os executivos da Companhia Riograndense de Saneamento posicionaram-se contrários a proposta do município de passar a ter a responsabilidade de gerir as receitas geradas em Ijuí. “Eles foram veementes ao afirmar que essa espécie de terceirização não é bem vista e fizeram um alerta. Se hoje existe um superávit no orçamento isso virará déficit assim que as obras da rede de saneamento iniciarem-se”, relatou. “Além disso, o município tem baixa capacidade de endividamento , o que irá dificultar na hora de conseguir empréstimos”, acrescentou.
Ainda sobre a proposta enviada pela Prefeitura de Ijuí , Perondi relatou que não há um parecer e uma contraproposta da Corsan em função do município ainda não ter apresentado o Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab), que inclusive será tema de uma audiência pública na Sogi no dia 5 de julho, às 19h. “Somente com o plano será possível prever os valores necessários e o total de despesas com as instalações sanitárias, conforme a autarquia estadual”, esclareceu.
Na reunião, ainda foi apresentado o exemplo de Santa Rosa, Passo Fundo, Santo Ângelo e 16 outros municípios que renovaram o contrato com a Corsan com a previsão de penalidades, como multa de 2% do faturamento nos últimos três meses e eventual rescisão do contrato se as metas acordadas não forem cumpridas. “Lá, foi criado um fundo municipal com 5% da tarifa de água e 100% da tarifa de esgoto e um conselho deliberativo compartilhado de gestão”, relatou.
Como presidente da Comissão que avalia o projeto de criação do Demasi, Perondi já promoveu três reuniões com dirigentes da Corsan e da Prefeitura, na Câmara de Vereadores, além da audiência em Porto Alegre para aprofundar o debate e promover aos legisladores subsídios para a votação em Plenário. “Nossa preocupação é com a manutenção e melhoria nos serviços, sem aumento de tarifas para os usuários”, finalizou.

Um comentário:

  1. Amigo Daniel

    Estou tentando entrar em contato sobre auxilio para atletas do Judô de Ijui no Mundial que ocorrerá no Rio de Janeiro em Agosto de 2011.

    Fico no seu aguardo!

    ResponderExcluir