Vereador do PMDB Ijuí-RS

Um mandato peemedebista para a comunidade de Ijuí -RS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vereador Perondi defende aprovação do código florestal sem penalizar agricultores

O vereador Daniel Perondi (PMDB) usou o seu espaço hoje na tribuna da Câmara de Vereadores para defender a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro e criticar a postura do governo federal que quer manter o produtor na ilegalidade.
Perondi lembrou que as alterações haviam sido amplamente discutidas sob a liderança do relator, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), para atualizar a legislação. “Por que trazer esse assunto ao plenário? Porque essa lei terá reflexos diretos na nossa cidade. A área rural de Ijuí é formada em 80% por pequenos produtores. Estamos em uma região rica em nascentes e rios. Se a lei não for modernizada, nosso campo será penalizado, com muitos produtores totalmente inviabilizados na sua atividade. O nosso produtor perderá o seu ganha-pão”, destacou.
Perondi relatou que para a surpresa de todos, quando esperava-se que a matéria entraria em votação em situação de consenso, na Câmara, o governo recuou, cedendo a pressões de ONGs internacionais. “Por causa do Partido dos Trabalhadores a votação foi adiada novamente”, afirmou. “O nosso deputado federal, Darcísio Perondi, foi um dos líderes da rebelião. Isso nos orgulha. Ele e o meu partido, o PMDB, estão lutando e votando em bloco para aprovar um Código Florestal justo, que valorize a agricultura e não expulse o pequeno agricultor da terra”. acrescentou.
Amanhã a matéria voltará ao Plenário. O maior impasse é em relação às áreas de preservação permanente (APPs) situadas à beira de rios e encostas de morros. Pelo texto final do relator, essas áreas serão regulamentadas por meio de decreto federal. Para a bancada ruralista e para a oposição, a transferência da prerrogativa para o Executivo será uma espécie de “cheque em branco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário