Vereador do PMDB Ijuí-RS

Um mandato peemedebista para a comunidade de Ijuí -RS

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vereadores marcam nova data para reunião com a Corsan


Foi transferida para terça-feira, dia 12, às 14h, a reunião da comissão especial da Câmara que vai avaliar a proposta de criação de uma autarquia municipal para gestão da distribuição de água e de saneamento básico em Ijuí. O encontro terá a presença do gerente regional da Corsan, Edison Oliveira e o superintendente regional da Corsan, Adilson João Steffen. O encontro estava marcado para hoje, mas foi adiado.
A iniciativa, de acordo com o presidente da comissão, o vereador Daniel Perondi, é analisar a proposta do Executivo e tirar dúvidas com os representantes da autarquia estadual sobre a viabilidade do contrato apresentado quarta-feira. Para ele, a gestão compartilhada pode ser muito positiva para o município, mas é preciso analisar com cuidado para garantir os investimentos necessários e a manutenção do serviço, sem prejuízo para os moradores. “A proposta apresentada ainda não foi discutida com o Legislativo. É preciso aprofundar o debate”, declarou.
Ele lembra que existem experiências ruins de municipalização. É o caso de Novo Hamburgo, que tem hoje uma dívida de R$130 milhões com a Corsan. “Outros municípios que estavam negociando com a estatal, acabaram renovando o contrato, é o caso de Santa Rosa”, comentou. Daniel lembrou ainda que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou e suspendeu os editais de três licitações de prefeituras (Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e São Luiz Gonzaga) que pretendem trocar a Corsan por outra prestadora de serviço de água. Por fim, defende que o prazo de 90 dias dado à Corsan para definir posicionamento sobre a proposta é muito longo.
O projeto de lei do Poder Executivo de criar um Departamento Municipal de Saneamento de Ijuí (Demasi) está em tramitação na Câmara de Vereadores, em fase inicial, no âmbito das comissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário