Vereador do PMDB Ijuí-RS

Um mandato peemedebista para a comunidade de Ijuí -RS

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Discurso homenagem aos 45 anos do PMDB

Boa noite plenário e colegas vereadores,

Esta noite farei um breve resgate histórico. Sou o único vereador do PMDB de Ijuí. Meu partido surgiu em 1965, durante o regime militar, que extinguiu os partidos políticos existentes no Brasil pelo AI (ato institucional) número 2. Foram criadas duas siglas provisórias. A Arena e precisamente em 24 de março de 1966, o MDB. No período autoritário, o MDB foi a única alternativa de oposição no Brasil, excetuando os grupos que escolheram a clandestinidade e a guerrilha armada.
Na obra Democracia e Partidos Políticos no Brasil, conforme o historiador ijuiense Argemiro Jacob Brum, que nos brindou na última semana com a sua ilustre presença nesta casa, o MDB na época conseguiu despertar o espírito político adormecido do povo e tornou-se o escoadouro dos descontentamentos dos brasileiros.
Com respaldo popular, o MDB fez com que o regime militar desistisse do bipartidarismo e extinguisse a Arena. Isso depois da ditadura tentar impedir uma vitória estrondosa do MDB em 1978, tornando indiretas as eleições para governador e instituindo a figura do senador biônico com o artifício da Lei Falcão.
Assim o MDB torna-se PMDB e consolida-se com a principal base política de sustentação do processo de democratização do país. As suas principais bandeiras políticas eram o fim da ditadura militar, o fim das prisões e torturas, pela conquista das liberdades democráticas, anistia ampla, geral e irrestrita, eleição direta em todos os níveis, assembléia nacional constituinte, liberdade de imprensa, de organização política e sindical, entre outras lutas.
O PMDB aglutinou forças para eleger Tancredo Neves presidente no Colégio Eleitoral. Teve como líder a figura histórica de Ulysses Guimarães, que se projetou como símbolo da Constituinte e da própria transição democrática na campanha das Diretas Já.
Aos 45 anos, o PMDB vive outro momento histórico. Participei sábado na cidade de 15 de Novembro do primeiro encontro do projeto “O PMDB que eu quero”. É um significativo retorno às bases partidárias construídas ao longo da história e que vão guiar o partido, refundando a sua identidade e o tornando novamente o canal das aspirações por mudanças ambicionadas pela maioria da população brasileira.

Daniel Perondi
Vereador do PMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário